DIY

DIY – Como pintar o azulejo do banheiro

BLOG-EKASA-13-03-18

Você sabe como pintar o azulejo do banheiro? Às vezes, com o passar dos anos, o aspecto dos nossos azulejos começa a se deteriorar e vai perdendo o seu charme, não é? Nesses casos, o melhor a se fazer é jogar uma tinta nova e dar uma repaginada no visual do seu ambiente.
como pintar o azulejo do banheiro cinza

 

Mas será que é muito difícil? Estamos aqui pra dizer que não, pintar o azulejo do banheiro não é a tarefa mais complicada do mundo, você só vai precisar de uma boa dose de determinação, uma música bem animada no fundo e um dia de folga pra se dedicar.

E aí, a curiosidade está grande? Então continue lendo este artigo que a gente preparou pra você descobrir como pintar o azulejo do banheiro e trazer novos ares para esse ambiente. Vamos juntos?

 

Escolhendo o estilo que te agrada

 

Antes de tudo, é importante que você decida algo bem importante, que vai estabelecer como todo o serviço vai ser feito: você quer cobrir a parede inteira, escondendo a textura e o relevo dos azulejos ou quer aplicar a tinta e ainda manter os detalhes?

Na pintura lisa por completo, você não aproveita nenhum detalhe do azulejo. Essa forma de pintar o azulejo do banheiro é recomendada para paredes bem danificadas, com trincas e rachaduras na cerâmica, que podem ser difíceis de esconder só com a tinta, sem uma quase reforminha básica.

Agora, se você quer pintar o azulejo do banheiro mantendo o relevo e com rejunte aparente, o melhor a se fazer é optar pela segunda alternativa: só aplicar a tinta mesmo, sem deixar a parede lisa.

 

Mas qual é o mais fácil?

Como você irá notar durante o artigo, pintar o azulejo do banheiro sem cobrir os relevos é um pouco mais fácil do que transformá-lo em uma nova parede, totalmente lisa.

Isso porque para pintar o azulejo do banheiro tampando tudo e começando do zero, é necessário aplicar uma demão de massa acrílica antes de começar a pintar. É essa massa que irá esconder os detalhes do azulejo, e a tinta você aplicar por cima dela, após a secagem.

Então, é mais uma questão de trabalhar um pouco mais ao pintar o azulejo do banheiro, e o processo pode demorar mais por conta da secagem da massa.

 

Como pintar o azulejo do banheiro?

 

Para começar a pintar o azulejo do banheiro, é importante que você tenha os materiais necessários. A tinta epóxi é a mais recomendada, pois é à base de água e é destinada à pintura sobre cerâmica. Você também irá precisar de uma espátula para aplicar a massa acrílica, uma desempenadeira para espalhá-la, um rolo de tinta e um pincel.

 

como pintar azulejo do banheiro azul

 

Caso você decida por cobrir a parede toda, você pode usar a tinta acrílica para pintar sobre a massa. Ao mesmo tempo, se você decidir pelo rejunte aparente, a desempenadeira pode ser dispensada, só a espátula já está ótimo.

E aí, já decidiu o seu estilo? Então vamos para a prática!

 

Pintar o azulejo do banheiro: rejunte aparente

  • Prepare a tinta de acordo com as especificações do fabricante.
  • Passe a tinta sobre o rejunte primeiro com um pincel, e não tem perigo se cair um pouco no azulejo. Agora, pra pintar o azulejo do banheiro, use o rolo em movimentos verticais.
  • Espere algumas horas até a tinta secar e passe outra demão. Pintar o azulejo do banheiro com cores claras é mais fácil, pois menos demãos já dão conta do recado. Agora, se você tem cores fortes por baixo, vá aplicando demãos uniformes até tudo ficar na cor ideal.
  • Espere a secagem, confira imperfeições e pronto!

 

Pintar o azulejo do banheiro: parede lisa

  • Limpe o azulejo do banheiro do mesmo jeito, dando atenção ao rejunte e manchas em geral.
  • Antes de preparar a tinta, você irá precisar passar a massa acrílica por toda a extensão da parede. Use a espátula e a desempenadeira para aplicar melhor e espalhar por toda a superfície.
  • Calma que já tá quase na hora de pintar o azulejo do banheiro. Espere a massa corrida secar, lixe com uma lixa fina e passe um pano úmido para tirar o pó. Se cobriu tudo bem e ficou liso, ok, se não, mande outra demão e aguarde a secagem. Quanto tempo? Dê uma conferidinha na embalagem pra ter certeza!
  • Não esqueça de lixar a parede de novo em caso de nova demão!
  • Quando a parede estiver bem lisa, chegou a melhor hora: pintar o azulejo do banheiro. Aplique a tinta com um rolo e vá adicionando demãos até tudo ficar do jeito que você queria.
  • Tudo pronto? O último passo é dar uma boa olhada pra sua parede nova e se orgulhar pelo trabalho bem feito. Parabéns!

 

Viu só como é fácil pintar o azulejo do banheiro? Você só precisa de um dia ou dois de dedicação pra dar uma repaginada total no ambiente.

E para dar um brilho especial, uma boa ideia é aplicar adesivos de mosaico nas paredes, o que já é super tendência em casas modernas. Mas isso é assunto pra outra conversa e outro post, não é? Fique de olho no nosso blog para saber mais!

 

Deixe um Comentário