DIY

Como receber bem as visitas em casa

BLOG-EKASA-05-03-18

Com os feriados chegando e a presença das visitas confirmadas em nossa casa, é comum a preocupação de como receber bem para que elas se sintam confortáveis e queiram voltar outras vezes.

Há aquelas visitas que ficam apenas de um dia para o outro, como há também aquelas que vão ficar três dias ou mais. E em todos os casos é indispensável pensar no seu bem estar, para que elas se sintam tão bem como se estivessem em um hotel cinco estrelas.

Quer ver como é fácil receber bem seus amigos e familiares em casa?! Siga a leitura e confira nossas dicas!

receber bem

Saiba o que fazer para conquistar o seu hóspede

Com dicas simples é possível transformar a sua casa em um espaço acolhedor e confortável para os seus convidados!

Para conquistar seu hóspede e fazer com que todo esse momento de receber visitas seja prazeroso para você e para eles, seguir alguns pontos são essenciais, olha só:

 

Deixe o seu hóspede à vontade

Para começar, é necessário planejamento:

  • quantas pessoas você pretende receber?
  • Tem crianças?
  • É um casal?

Reúna essas e outras informações principais e em seguida, pense na disposição do seu ambiente: para receber bem, é importante que os convidados tenham um espaço onde eles consigam desfrutar de uma privacidade, mas que ao mesmo, consigam interagir com o restante da casa para as suas necessidades básicas.

Explique como funciona a rotina da casa

Para que o convidado se sinta em sua própria casa, uma dica importante é explicar como funciona a rotina do lar, como:

  • funcionamento dos aparelhos de som e televisão,
  • qual a senha do WiFi,
  • como fazer ligações,
  • o modo correto da água do chuveiro sair fria ou quente,
  • entre outros.

Nesse momento também é indicado estabelecer algumas “regras”, afinal nós sabemos bem como visitas em casa pode atrapalhar toda a nossa rotina.

Por isso não se sinta desconfortável em dizer o que não te agrada, como:

  • comer no sofá,
  • deixar toalha molhada em cima da cama
  • ou ainda dar comida ao cachorro, pois ele só come ração.

Lembre-se que a melhor forma de tudo ocorrer bem é com a conversa.

 É preciso ter um quarto exclusivo para receber visitas em casa?

Não! Principalmente porque a tendência da sociedade são apartamentos cada vez menores, que nem sempre dispõem de um quarto extra.

Você poderá deixar o seu convidado confortável na sala ou ainda em um cantinho no seu quarto. Tudo dependerá de como é a divisão da sua casa.

Deixe disponíveis toalhas de banho, travesseiro e coberta, caso ele queira utilizar.

E a bagagem?

É só deixar em um espaço no cantinho ou se for possível, dentro de um armário para que o seu hóspede guarde a sua mala. Se possível for, libere uma gaveta ou deixe alguns cabides para que ele guarde as roupas sem amarrotar.

 

Cuide de todos os detalhes para receber bem o seu convidado!

Se você quiser surpreender, poderá fazer um mimo para encantar! Poderá deixar um chocolate em cima da cama, uma vela perfumada para deixar o ambiente cheiroso ou ainda um cestinho com balas.

Suas visitas vão amar!

Deixe tudo preparado para a noite!

Como é comum de acontecer, o seu hóspede poderá sentir sede durante a noite. Por isso, deixe preparado uma moringa ou garrafinha de água ao lado da cama, para que ele não precise acordar os outros moradores.

Um abajur também é uma ótima dica para facilitar todo o deslocamento de alguém que não está acostumada com o ambiente achar a tomada de luz durante a noite.

E a cópia da chave de casa? Devo deixar?

Se o dono da residência não puder estar presente durante toda a estadia da visita, ele poderá deixar uma cópia da chave para que o hóspede consiga sair sem ficar dependendo dos horários dos outros moradores, ganhando mais autonomia.

Saiba antes dos hábitos alimentares

Deixe alguns petiscos e frutas separadas para caso o convidado sinta fome ao longo do dia também é uma forma de receber bem.

Porém, é importante saber dos hábitos alimentares antes: se é vegetariano, se possui intolerância a lactose, entre outros fatores determinantes.

Faça a programação antes

Se estiver nos planos fazer algum tipo de passeio específico, combine antes com a sua visita para que ela traga vestimentas adequadas.

Cuidados com animais de estimação

Se você possui pets em casa, lembre-se que nem todo mundo gosta da companhia dos peludinhos! Além disso, também existem pessoas que possuem alergia aos pelos que eles normalmente soltam.

Deixe todo o ambiente, incluindo sofás, tapetes e almofadas que os animais passam livres de pelos e odores.

 

E aí, o que achou das nossas dicas para receber bem os seus convidados?  Experimente da próxima e nos conte como foi!

Para mais dicas como essa, não deixe de sempre conferir nosso blog!

Deixe um Comentário