Inspire-se

Banheiro adaptado e decorado sem perder o charme!

banheiro

Se a sua família tem idosos ou se você tem um negócio que recebe famílias, precisa de um banheiro adaptado para pessoas da terceira idade. Esse cômodo, tão comum para os mais jovens, pode ser perigoso para eles.

Mas nem por isso você deve descuidar da beleza do seu cômodo. Um banheiro adaptado pode ser tão bonito quanto qualquer outro. Quer saber como deixar tudo mais bonito e seguro para o vovô ou vovó?

Então vamos lá!

Porque um banheiro adaptado?

O Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, estabelece uma série de direitos aos cidadãos na terceira idade. Entre eles, a obrigação da sociedade de prezar pela sua segurança e também o direito à inviolabilidade da integridade física.

Mesmo que a lei não diga com todas as palavras a obrigação de acesso a um banheiro adaptado a eles, já existem casos em que locações comerciais foram condenadas por acidentes ocorridos com idosos pela falta de acessibilidade.

O esforço de fazer um banheiro adaptado não é tão grande quanto pode parecer. Para começar, é preciso entender as necessidades dos idosos antes de reformar ou adaptar, e se preparar para a tarefa.

Em geral, muitos idosos precisam se utilizar de cadeiras de rodas, não por uma impossibilidade de andarem, mas porque eles possuem um pouco de dificuldade em ficar de pé. Isso é comum, natural e esperado com o avanço da idade.

Para um banheiro adaptado, é preciso que o idoso tenha onde se apoiar com os braços e conseguir ajudar assim as pernas. Por isso, barras de apoio são essenciais, principalmente próximas da privada, do chuveiro e da torneira.

Em países europeus e nos estados unidos, é comum as casas contarem com banheiras. No Brasil, elas podem ser caras, e o idoso pode precisar tomar banho de chuveiro. Para facilitar esse processo, os banheiros adaptados devem contar com uma cadeira dobrável sustentada e presa à parede.

Um banheiro adaptado decorado em azul.

Por fim, fechando a trindade dos itens que fazem um banheiro adaptado está o piso de borracha, que irá evitar o maior risco à saúde dos idosos quando vão cuidar da higiene: o escorregão no chão molhado.

Cuidando da decoração do banheiro adaptado

Essa pode parecer uma questão fútil, mas na verdade passa longe de ser. Muitos idosos precisam de uma ajudinha na auto estima, pois são mais sensíveis e sofrem mais que a gente.

Uma forma de ajudá-los a se sentirem melhor é tornando as adaptações necessárias para dar aos idosos uma vida mais confortável uma parte integrada da decoração da casa. O banheiro adaptado bonito e decorado já é um ótimo passo!

A primeira coisa a se fazer é comprar as adaptações já pensando na decoração. Por exemplo: se o banheiro já está pronto e tem uma estética em um determinado padrão, é interessante que as barras estejam dentro do esquema de cores.

É comum optar pelas barras cromadas devido à facilidade de encontrá-las e sua neutralidade de cores. Se for o caso, que tal trocar também outras peças essenciais do banheiro adaptado para o cromado, como a pia, a torneira, a válvula do chuveiro e o ralo?

Um banheiro adaptado com barras de apoio pretas.

Uma questão que costuma ser tratada apenas pelo lado prático, mas que pode ser um enorme acréscimo para a decoração do banheiro adaptado são as superfícies anti-derrapantes usadas para tornar o chão mais seguro.

Por vezes, o tipo de piso escolhido para o banheiro pode já ser pouco escorregadio e tornar desnecessário o uso dessas peças, mas é preciso tomar cuidado.

Esses pedaços de borracha são quase sempre pretos e retos, sem graça. Ao invés de simplesmente utilizá-la dessa forma, ela pode ser comprada em cores diferentes e até mesmo texturas.

Também é possível aplicar a fita preta padrão de uma forma criativa, tornando seu uso mais interessante e fazendo com que ela componha uma parte da decoração do banheiro adaptado, ao invés de ser só um elemento que está lá pra cumprir o seu papel e nada mais.

Por fim, você pode contar com apoios de parede multiuso, que sirvam ao mesmo tempo para o idoso se segurar e para outras funções, como base para o revisteiro ou toalhas limpas.

Gostou das nossas dicas para a decoração de um banheiro adaptado e quer fazer um em casa, mas tem medo dos problemas que a reforma pode causar? Calma! Nós criamos o Guia de Sobrevivência à Reforma para isso. Para fazer o download totalmente gratuito, é só clicar aqui!

Deixe um Comentário