Reforma

Como identificar problemas no banheiro antes de alugar

identificando problemas no banheiro antes de alugar

Imagine só: você encontra a casa dos sonhos, o preço do aluguel está ótimo e o bairro é perfeito pra família inteira. Tudo está em ordem e o banheiro é espaçoso, então você decide alugar. Assim que você muda, os problemas no banheiro começam a surgir: encanamento que entope fácil, vazamentos e infiltrações. E agora?

Agora não tem muito o que fazer, principalmente se a vistoria já passou. O que você vai precisar fazer, na verdade, é verificar tudo isso antes de escolher a casa para alugar. Os problemas no banheiro podem dar muita dor de cabeça, sendo que esse é um dos ambientes que mais precisam de atenção na hora de visitar a casa.

Neste artigo, mostramos alguns sinais que podem indicar problemas mais sérios no banheiro, problemas esses que precisam de um cuidado especial para evitar transtornos no futuro. Vamos ver?

Rejunte faltando ou piso trincado

Parece estar tudo bem com o banheiro. O rejunte está meio gasto aqui e ali e as cerâmicas tem alguns trincos por conta da idade do imóvel. Nada muito alarmante, não é? Tome cuidado, isso pode sinalizar um problema bem maior.

Quando o rejunte está faltando, é sinal de que a integridade do piso está comprometida. A água pode se acumular entre as peças cerâmicas e começar a criar fungos e mofo, algo prejudicial à estética e até à sua saúde.

Além disso, lavar o banheiro frequentemente quando o seu rejunte está faltando pode dar problemas até para o seu vizinho de baixo, no caso de apartamentos. A água se infiltra pelo concreto da laje e causa infiltrações no teto do imóvel abaixo do seu.

Problemas no banheiro: limpando rejunte na parede com bucha e luva

Já aluguei, o que é que eu faço?

  • Peça a troca de peças trincadas;
  • Exija um reparo no rejunte;
  • Inspecione todo o piso do banheiro para saber o que mais consertar.

Água próxima de pias ou do vaso sanitário

Esses problemas no banheiro também são bem comuns, pode haver uma pequena poça perto da pia ou do vaso. Mas espera aí, se a casa está fechada, de onde vem essa água?

Se você está pensando em vazamentos, acertou em cheio. Eles podem estar no cano ou até mesmo acontecer por uma má instalação da peça. Além de fazerem você gastar mais água do que o normal, os vazamentos trazem problemas com o enfraquecimento do piso onde estão e podem causar acidentes sérios.

Problemas no banheiro: piso do chão enfraquecido devido a vazamento de água

Já aluguei, o que é que eu faço?

  • Procure pela origem do vazamento;
  • Repare os canos trincados;
  • Tente colocar no lugar peças mal posicionadas.

Mau cheiro

De todos os problemas no banheiro, esse é o que mais incomoda. Ao mesmo tempo, ele também é o mais evidente quando você vai alugar um imóvel: é impossível não sentir o cheiro ruim quando você faz a primeira visita.

O que acontece muitas vezes é que o mau cheiro está “mascarado”. Uma boa lavada com água sanitária e desinfetante antes da visita pode fazer com que o banheiro fique com cheiro de rosas, mesmo que na maior parte do tempo o cheiro do esgoto esteja presente.

Aqueles ralos que fecham também ajudam a disfarçar o cheiro. Se quando você for visitar perceber que ele está fechado, abra-o e volte uns 10 minutos depois ao banheiro. Se tiver algum cheiro ruim, ele vai subir e ficar fácil de notar.

Já aluguei, o que é que eu faço?

Normalmente, o problema com o mau cheiro vem de alguma questão com o encanamento. Sifão mal posicionado, caixa mal instalada e o cano em uma posição inadequada podem fazer com que sujeiras se acumulem, ocasionando o mau cheiro.

Troque esses equipamentos com a ajuda de um encanador! Se não resolver, você irá precisar de uma reforma completa para acabar com ele, algo trabalhoso e bastante custoso, e no caso de casas alugadas, muitas vezes inviável.

Se o problema persisitir, o melhor é investir nesses ralos que fecham e só abrir quando for necessário. Mas fica aqui nossa recomendação: não alugue casas onde o banheiro tem mau cheiro!

problemas no banheiro: ralo que abre e fecha quando necessário

Manchas de infiltração

Os problemas no banheiro normalmente são incômodos, como você já viu ao longo do artigo, e não trazem riscos tão graves à saúde. A infiltração, porém, causa mofo, que dependendo da variedade, vai fazer mal à sua saúde.

Se você perceber qualquer sinal de infiltração, não é uma boa ideia fechar um contrato na casa ou no apartamento. Ela é muito difícil de corrigir, sendo que o máximo que você vai conseguir fazer sem ter que reformar é ficar limpando o mofo do banheiro constantemente.

Isso porque esses problemas no banheiro estão relacionados ou à encanamentos com problema ou a problemas no telhado e na laje. Apostar em imóveis com infiltração é garantia de gastos adicionais e obras, algo que não vale a pena em uma casa ou apartamento alugados.

problemas no banheiro: homem limpando mofo da parede

Já aluguei, o que é que eu faço?

  • Não deixe o mofo espalhar;
  • Notifique o proprietário e peça por correções;
  • Identifique a causa, se possível, e corrija com a troca de algum cano.


Viu só como é simples procurar por problemas na hora de escolher a casa alugada? Se você já alugou, o problema ficou complicado demais e vai ser necessário reformar, também não é coisa de outro mundo. Baixe grátis nosso Guia de Sobrevivência na Reforma e mãos à obra!


Deixe um Comentário