Reforma

Qual é o melhor piso para banheiro?

piso para banheiro

Na hora de construir a casa, você provavelmente faz questão de ter o melhor piso para banheiro. Uma escolha bem feita pode ser a diferença entre uma dor de cabeça e a tranquilidade.

Mas existem vários tipos de revestimento para serem usados e cada um deles pode ser o melhor piso para banheiro, dependendo da situação. Para ter a certeza, o melhor é conhecer todos antes de se decidir.

Quer saber quais são os tipos de pisos? Então vamos lá.

O piso a ser evitado: madeira

O piso de madeira pode ser uma grande dor de cabeça quando usado no banheiro. Afinal de contas, a madeira absorve a umidade e incha, e acaba se rachando e esfarelando.

Quando se faz piso de madeira em banheiro, normalmente as tábuas são envernizadas, o que vai fazer com que o material fique mais impermeável. Mesmo assim, a umidade pode entrar aos poucos, ao longo dos anos, e estragar o piso inteiro.

 

piso para banheiro: banheiro todo decorado com piso que imita madeira

O melhor piso para banheiro de madeira, normalmente, não é a madeira de verdade, mas o plástico que imita o material, chamado de piso vinílico. Além de ser muito prático de instalar, ele não absorve a umidade e não vai estragar com o tempo. Você também pode instalar porcelanatos com textura de madeira, mas cuidado: eles são bem mais caros!

Concreto queimado

O piso de cimento queimado é uma opção interessante para os banheiros, já que ele dá um ar rústico que está super em alta no mundo da decoração. Além de tudo, é uma opção barata que ajuda a reduzir os custos da construção ou reforma.

piso para banheiro: banheiro todo revestido com piso de cimento queimado

O piso de concreto queimado é excelente em durabilidade e raramente vai apresentar problemas mais sérios quando exposto à umidade do banheiro.

Entretanto, o concreto queimado não é o melhor piso para banheiro quando o quesito é facilidade de limpeza, já que sua textura acabada escondendo a poeira e a outras sujeirinhas do dia a dia, dificultando a passagem do pano. Com o piso de concreto queimado, então, é esfregão, sabão e pó e força no braço!

Ardósia

A ardósia era um piso muito utilizado entre os anos 70 e 80 por sua durabilidade e preço baixo. Hoje, seu preço é considerado ainda mais em conta pela procura menor, o que vai te ajudar a reduzir os custos da reforma.

piso para banheiro: banheiro revestido com piso de ardósia

A ardósia é muito fácil de limpar. Seu tom escuro contribui também para que as sujeiras não apareçam demais.

O maior problema é que o material é muito escorregadio quando molhado e pode ocasionar acidentes. Por isso, a ardósia não é o melhor piso para banheiro quando se tem idosos ou crianças e nem para banheiros largos.

Granitina

Esse material é feito de uma mistura de massa de cimento com pedrinhas de granito. O resultado final é polido para dar brilho. É uma opção interessante como piso de banheiro devido à limpeza fácil e a beleza.

Assim como no caso da ardósia, a granitina é escorregadia quando molhada. Além disso, pelo fato de ser quase sempre clara acaba apresentando manchas com facilidade e pode amarelar com o tempo.

piso para banheiro: piso revestido com granitina

A granitina é um melhor piso para banheiro quando utilizado para lavabos e comércios, onde não haverá a utilização de chuveiros que possam molhar o ambiente e existe a possibilidade de se limpar o piso fora de período comercial.

Cerâmicas

A cerâmica é o melhor piso para banheiro na relação custo benefício. Muito popular no Brasil, ela é encontrada em várias cores, tamanhos e preços.

A maior vantagem da cerâmica é a facilidade para achar – os modelos são muito variados – e instalar. Além disso, o fato de vir em várias cores e formatos permite que você se decida por uma decoração mais criativa!

piso para banheiro: banheiro decorado e revestido com cerâmica

Nossa dica é: crie um padrão com cores escuras e claras para o piso e use os mesmos azulejos nas paredes, mas invertendo as cores.

O melhor piso para banheiro: porcelanato

De todas as opções disponíveis no mercado, o porcelanato é sem dúvida o melhor piso para banheiro quando o quesito é versatilidade.

Apesar de ser mais caro do que a cerâmica tradicional, o porcelanato tem uma série de vantagens que justificam o preço. A primeira delas é o fato de ter a menor taxa de absorção de umidade entre todos os materiais.

piso para banheiro: banheiro revestido com porcelanato

O segundo fator é a enorme variedade de cores e modelos disponíveis. Além disso, o porcelanato é o melhor piso para banheiro no quesito limpeza, já que é absolutamente liso e tão sem porosidades que a sujeira não tem nem buracos para se esconder.

Se você optar por esse produto, nossa dica é escolher peças escuras. O porcelanato branco ou claro não amarela com o tempo, mas o material escuro é melhor pois as manchas de sujeira não irão aparecer tanto.

Gostou das nossas dicas e vai reformar? Então espera aí que o Ekasa pode te ajudar! Baixe grátis nosso Guia de Sobrevivência na Reforma agora mesmo e tenha a obra mais simples, rápida e tranquila que você poderia sonhar!


Deixe um Comentário